Para 2022, a meta é a entrada nos mercados do Espírito Santo e Alagoas
A Disensa, maior rede de franquias no varejo de material de construção da América Latina, segue ampliando sua atuação no mercado brasileiro. A franqueadora encerrou 2021 com 93 novos contratos, totalizando 223 contratos assinados, um aumento de 60% em relação aos 58 firmados ao longo de 2020. O faturamento fechou em mais de R$ 244,8 milhões, 11% superior ao ano anterior. A empresa está presente em seis estados: Bahia, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. Para 2022, já está prevista a entrada em duas novas praças: Alagoas e Espírito Santo. A meta é fechar o ano com 100 novas lojas no país.
“Em 2021, registramos recordes operacionais e financeiros, inauguramos nossas primeiras lojas em Minas Gerais e alcançamos uma forte expansão no estado de São Paulo. Mesmo com as variações no cenário econômico, conseguimos um resultado consistente, tanto em termos de novos contratos, quanto de faturamento. Os números comprovam que estamos no caminho certo e nosso sucesso é fruto da parceria e suporte oferecido aos nossos franqueados. Para 2022, esperamos ampliar ainda mais nossos negócios no Brasil. Nosso crescimento de receita de negócios teve ampliação de 104% no último ano”, afirma gerente geral da Disensa no Brasil, Henrique Gutterres.
No último ano, a expansão no mercado paulista, que concentra 40% de todo o comércio de material de construção no Brasil, foi significativa. A rede encerrou 2021 com 26 lojas no estado, sendo 23 destas inauguradas em 2021. Com isso, o faturamento anual em São Paulo pulou de cerca de R$ 6,3 milhões, para mais de R$ 21,9 milhões, alta de 244%. Os motivos para comemorar não param por aí: a entrada da Disensa em Minas Gerais ocorreu em julho, com a inauguração da primeira loja, em Juiz de Fora. Em apenas cinco meses, foram firmados 14 contratos e a rede já possui oito unidades no estado.
Consultorias e treinamentos para franqueados e equipes
Em 2021, a Disensa seguiu investindo na capacitação de seus parceiros comerciais e seus funcionários. A Escola de Gestão, que apresenta trilhas completas para o desenvolvimento do negócio, capacitou mais de 553 proprietários e gerentes de loja. A rede também oferece treinamentos técnicos com indústrias parceiras. O objetivo é levar conhecimento sobre os produtos, para que os vendedores possam oferecer um atendimento consultivo, ajudando o cliente em suas necessidades. Ao longo do ano, centenas de funcionários foram capacitados em 11 treinamentos, com nove indústrias parceiras. Além disso, foram realizadas 1499 consultorias entre online e presencial. Os temas são relacionados a áreas estratégicas do negócio e abordam as principais ferramentas necessárias para aprimorar o gerenciamento e obter melhores resultados.
Para este ano, a rede também vai integrar as ações de marketing com as do comercial. Com o planejamento conjunto, a rede espera otimizar as compras dos franqueados, melhorar as condições junto às indústrias parceiras e garantir o pleno abastecimento de cada tipo de produto, de acordo com o calendário de ações e promoções previstos.
Novas parcerias
Em 2021, a Disensa fechou parceria com a BizCapital, fintech voltada para soluções financeiras para a pequena empresa brasileira. O objetivo é facilitar o acesso dos franqueados a rápidas injeções de crédito de forma simples. Os lojistas podem obter até R$ 500 mil, com pagamento parcelado em até 24 meses e taxas mensais a partir de 1,99%. O processo para obtenção de crédito é 100% online, por meio do portal do franqueado. Quando aprovado, o crédito entra na conta em até 1 dia útil. O pagamento é feito por meio de boletos, recebidos por e-mail, mensalmente.
No período, a rede também firmou parceria com a Toca Obra, empresa de tecnologia especializada no varejo digital da construção. Assim, os clientes ganharam mais uma opção para comprar nas lojas Disensa na forma online, utilizando o maior marketplace de material de construção do Brasil. Por meio da plataforma, as lojas da rede venderam R$ 38 mil em apenas 4 meses de operação.
Lançado em agosto de 2020, o cartão Disensa seguiu sendo uma das principais operações da rede em 2021. Foram emitidos mais de 9 mil cartões até o momento, sendo 5.400 cartões no ano passado. Os lojistas que passaram a fazer uso do cartão aumentaram em média 42% suas vendas e o faturamento no período ultrapassa R$ 6 milhões, o que equivale ao valor de 152 carros populares ou a 30 casas populares. Cerca de 38% dos clientes que utilizam o cartão voltam às lojas para novas compras, utilizando a mesma forma de pagamento. Em 2021, a pré-aprovação passou a ser feita pelo site da rede e o cliente passou a escolher em que loja gostaria de finalizar o processo de emissão. Para 2022, a meta é tornar o processo direto, totalmente online.
No sistema PagSeguro, foram realizadas mais de R$ 64 milhões em novas transações. O valor economizado pelos franqueados Disensa, que utilizaram PagSeguro durante o ano de 2021, equivale a R$ 643.417,18. Este valor corresponde a 961 cestas básicas ou a 585 salários-mínimos ou a 43 mil sacos de arroz de 5 kg.