Consumo consciente: metade dos millenials nunca fizeram uma compra em brechó

Read Time:4 Minute, 51 Second

Consumo consciente: metade dos millenials nunca fizeram uma compra em brechó
Pesquisa realizada em parceria com o Instituto Akatu também identificou que 93% dos brasileiros costumam doar suas peças

São Paulo, 17 de janeiro de 2022 — Uma pesquisa encomendada por Vanish®, marca especialista em cuidados com as roupas da Reckitt Hygiene Comercial, constatou que 50% dos brasileiros que fazem parte da geração millenial, nascidos entre 1980 e 1995, nunca fizeram uma compra em brechó. O levantamento foi feito pelo Instituto Akatu, uma das maiores organizações sem fins lucrativos focada na conscientização e mobilização da sociedade para o consumo consciente. A pesquisa faz parte do plano de propósito da marca, que se baseia em “Ajudar as roupas a viverem muitas vidas”, já que a marca quer contribuir para uma mudança de comportamento da sociedade para o consumo e cuidado mais consciente das roupas. Esse objetivo está conectado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, o ODS 12 da Organização das Nações Unidas, de consumo mais consciente e sustentável.

A pesquisa apontou que 52% dos millenials compram somente o que precisam, enquanto 27% concordam parcialmente com esta afirmação. Por outro lado, como os seres humanos são múltiplos, 68% se classificam como consumistas relatando frases como “quando gosto, compro mais de uma peça”.

“Acreditamos que o cuidado com as roupas é fundamental para que cada peça tenha um ciclo de vida longo e possa, futuramente, ser trocada, reformada, doada ou até vendida em brechós. É por isso que o propósito de Vanish® reflete o novo posicionamento da marca, na qual nossos produtos se tornam potencializadores de lavagens e ajudam os consumidores a terem consciência de que manter as peças como novas é uma maneira de usá-las por muito mais tempo”, comenta Daniella Rodrigues, Head de marketing de Vanish®.

Dados desta pesquisa ainda mostram que a relação dos millennials com as peças e sua visão sobre os brechós traz à tona uma discussão atual e necessária para a sociedade. Isso porque, de acordo com o estudo, um dos principais fatores que fazem com que este público tenha receio de comprar em brechós é a preocupação quanto à higiene das roupas ou a qualidade e manutenção dos itens vendidos. No entanto, o levantamento também apontou que há um entendimento entre os millennials de que roupas bem cuidadas duram mais e permanecem com melhor aparência por mais tempo.
O estudo foi capaz de identificar as mensagens com maior potencial de mobilização de millennials para o consumo consciente de roupas. A pesquisa, que foi quantitativa e qualitativa, contou com 1.700 entrevistas realizadas em 2021, em painel online, com entrevistados homens e mulheres entre 20 e 40 anos, pertencentes às classes ABC, com acesso regular à internet em todo Brasil.

De acordo com pesquisas do SUSTEXMODA parceiro de Vanish®, a Fundação Ellen MacArthur destaca que, se o número de vezes em que as roupas fossem usadas dobrasse, a indústria têxtil deixaria de emitir 44% dos gases que causam o efeito estufa. Fonte: Ellen MacArthur Foundation : A new textiles economy: Redesigning fashion’s future. A Professora Associada Dra. Francisca Dantas Mendes (Tita), Coordenadora do NAP SUSTEXMODA, ressalta: “Nossa parceria com Vanish tem o intuito de apontar possíveis soluções que possam contribuir com a redução do impacto que o setor gera e impulsionar um comportamento mais consciente e sustentável”.

Sobre Vanish®
Vanish é a marca especialista em cuidados com as roupas da Reckitt Hygiene Comercial. Criada em 1983, Vanish chegou ao Brasil em 2000 e foi responsável por transformar o segmento de tira manchas. A marca passou por um reposicionamento em 2021 em que se tornou, além do tira manchas #1 do mundo, um potencializador para todas as lavagens de roupa, com o objetivo de manter as peças como novas por mais tempo para todas as soluções. Vanish conta com um portfólio de produtos em pó, líquido, gel e barra para roupas coloridas e brancas, além de um limpador de tapetes e carpetes.

Sobre o Grupo Reckitt
O Grupo Reckitt* existe para proteger, curar e nutrir na busca incansável por um mundo mais limpo e saudável. Acreditamos que o acesso à higiene, ao bem-estar e à nutrição de qualidade é um direito, não um privilégio. O Grupo Reckitt é a empresa por trás de algumas das marcas de consumo mais amadas e confiáveis do mundo em higiene, saúde e nutrição, incluindo Enfamil, Sustagen, Strepsils, LuftaGastro, Naldecon, Durex, Olla, Jontex, Lysol, Dettol, Veet, Harpic, Veja, SBP, Mortein, Finish, Vanish, Woolite, Bom Ar e muito mais.

Todos os dias, mais de 20 milhões de produtos do Grupo Reckitt são comprados em todo o mundo. Sempre colocamos os consumidores e as pessoas em primeiro lugar, buscamos novas oportunidades, excelência em tudo o que fazemos e construímos sucesso compartilhado com todos os nossos parceiros. Visamos fazer a coisa certa, sempre.

Somos um time global diverso de mais de 43.000 colaboradores. Usamos a nossa energia coletiva para atender às nossas ambições de marcas com propósitos, um planeta mais saudável e uma sociedade mais justa. Saiba mais ou entre em contato conosco pelo site da empresa.

* Reckitt é o nome comercial do grupo de empresas Reckitt Benckiser

Sobre o SUSTEXMODA
O SUSTEXMODA é uma entidade científica, de pesquisa, educacional, cultural e promove ações sustentáveis na indústria têxtil e da moda desde 2014 através de seus membros, professores e alunos e sociedade civil. Vem realizando pesquisas, estudos, publicações, desenvolvendo projetos socioambientais, promovendo eventos acadêmicos e outros similares com o objetivo de disseminar informações e buscar soluções efetivas para os impactos causados na economia, sociedade, meio ambiente pela Cadeia Têxtil e Indústria da Moda. O Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP SUSTEXMODA) homologado pela Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) desde 2017.

------------------------------------:
JeffreyGroup: reckittbr@jeffreygroup.com
Allyne de Antoni: (11) 98190-2732
Caroline Rullo: (11) 97455-4532
Andrew Germano: (13) 99681-3211