10/01/22 14h24
Diário do Comércio
O status é dado para startups que atingem avaliação de mercado bilionária em dólares. Ao todo, o Brasil acumula 25 empresas desse porte e onze delas foram nomeadas no último ano
O ano de 2021 deu ao Brasil o recorde de criação de unicórnios, ou seja, startups com valor de mercado acima de U$ 1 bilhão. Ao todo, 11 empresas se uniram a outros nomes bilionários já consolidados no país como Nubank, Loggi, Arco e Creditas.
Considerado um status raro e difícil de ser alcançado, o mercado brasileiro já acumula 25 unicórnios dentro de um universo de mais de 14 mil startups. A primeira startup bilionária brasileira foi o aplicativo de transporte 99, em janeiro de 2018. Neste ano, os unicórnios se espalharam pelos setores de e-commerce, mídia, fintech, segurança e logística.
Representado por criaturas mágicas da mitologia grega, o termo foi utilizado pela investidora Aileen Lee, do fundo americano Cowboy Ventures, para definir as startups que conseguem atingir a marca de U$ 1 bilhão em avaliação de mercado.
QUEM CHEGOU LÁ EM 2021
Em 2021, as apostas nessas empresas brasileiras superaram todos os níveis de investimento já vistos. Foram mais de U$ 8 bilhões nos primeiros 11 meses do ano, uma alta histórica quando o assunto é investimento de venture capital em startups.
1 – MADEIRA MADEIRA
A curitibana Madeira Madeira foi a primeira startup a assumir -> o de unicórnio em 2021, ainda no mês de janeiro. A empresa de venda de móveis e produtos para reforma no e-commerce se tornou alvo de fundos como SoftBank, Dynamo, Flybridge e Monashees em uma rodada de 190 milhões de reais que avaliou a empresa em US$ 1 bilhão.
Fundada em 2009 pelos empreendedores Daniel Scandian, Marcelo Scandian e Robson Privado como uma loja on-line, se tornou um marketplace com mais de 1 milhão de itens anunciados e com uma operação de mais de 40 lojas físicas e centros de distribuição.
2 – HOTMART
A paranaense recebeu um cheque de R$ 735 milhões da TCV, em março do último ano. Como plataforma para criação de cursos e conteúdos para pessoas que queiram espaço na internet para criar e gerenciar negócios, hoje a startup atende criadores de 185 países.
3 – UNICO
Empresa de soluções de proteção de identidade digital, a Unico tem na lista de clientes grandes nomes como Magazine Luiza e SoftBank.
Em agosto, a startup anunciou um aporte de R$ 625 milhões em rodada liderada pelos fundos da General Atlantic e SoftBank, o que a tornou um unicórnio.
4 – MERCADO BITCOIN
Dona d -> o de primeiro unicórnio do mercado de criptomoedas do Brasil, o negócio foi alavancado pelo fundo japonês Softbank. O investimento na startup foi superior a R$ 1 bilhão.
O Mercado Bitcoin é uma corretora de criptoativos que pertence à holding 2TM. São quase 3 milhões de clientes gerenciando seus investimentos em cripto pela startup, agora avaliada em U$ 2,1 bilhões.
5 – NUVEMSHOP
Plataforma argentina, a empresa de e-commerce foi radicada no Brasil e, por isso, é considerada um unicórnio brasileiro.
O aporte de R$ 2,6 bilhões em uma rodada série E veio de fundos internacionais, como Tiger Global (que já aportou no Uber) e também o Insight Partners (investidor do Alibaba).
Agora valendo R$ 16 bilhões, a Nuvemshop segue criando ferramentas que ajudam uma base de 90 mil pequenos lojistas da América Latina a venderem no e-commerce, de pagamentos a logística.
6 – FRETE.COM
Resultado da união das startups de transporte e logística rodoviária CargoX, FreteBras e Fretepago, o grupo recebeu aporte de R$ 1,1 bilhão do SoftBank e também da Tencent, com a missão de conectar empresas e motoristas com tecnologia com atuação em toda a América Latina.
7 – CLOUDWALK
Do setor de pagamentos, a startup se tornou unicórnio após uma rodada de U$ 150 milhões liderada pela americana Coatue e pelos jogadores de futebol americano Larry Fitzgerald e Kelvin Beachum, em novembro.
O mote da Cloudwalk é a InfinitePay, uma maquininha de cartões voltada para pequenas empresas, além de outras funções como link para pagamentos e carteira digital para os mais de 150 mil clientes pelo Brasil.
8 – DAKI
Startup de delivery, captou US$ 260 milhões de fundos como Kaszek Ventures e Monashees com a promessa de levar as entregas de até 15 minutos para todo o país.
Com uma operação própria, dos armazéns à tecnologia, o negócio funciona baseado em uma rede de entregadores autônomos para realizar a entrega de pedidos feitos nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
9 – MERAMA
Fundada por dois brasileiros, Renato Andrade e Guilherme Nosralla, e outros três mexicanos, Felipe Delgado, Olivier Scialom e Sujay Tyle, a Merama quer ser o principal conglomerado de marcas digitais da América Latina.
Sua trajetória é escrita pela aquisição de marcas já bem-sucedidas em grandes marketplaces, e isso fez a startup atingir um valor bilionário de mercado, mesmo com menos de um ano de existência. Em dezembro, a empresa captou R$ 60 milhões com SoftBank e Advent.
10 – FACILY
Aplicativo de vendas no modelo social commerce, para compras coletivas com preços mais acessíveis, a startup se tornou um unicórnio após receber um investimento de U$ 135 milhões, em dezembro, elevando seu valor de mercado acima de U$ 1 bilhão.
A Facily foi fundada por Diego Dzodan, Luciano Freitas e Vitor Zaninotto em 2018.
11 – OLIST
A paranaense Olist foi a penúltima startup a atingir o status de unicórnio em 2021. A empresa é dedicada a criar soluções para facilitar o dia a dia de lojistas que querem digitalizar o negócio e vender on-line em marketplaces. Investimento de longa data de fundos como Advent, SoftBank e do banco americano Goldman Sachs, o Olist alcançou valor de mercado de US$ 1 bilhão após uma rodada série E de R$ 1 bilhão.
fonte: https://dcomercio.com.br/categoria/inovacao/conheca-os-unicornios-brasileiros-de-2021