27/01/22 11h39
Farol com estrutura moderna será a nova aposta da prefeitura municipal para atrair turistas; a obra, contando com a trilha de acesso ao local, custará mais de R$ 4 milhões e 180 mil
O Vale
Por meio da Secretaria de Obras Públicas, a Prefeitura de Caraguatatuba anuncia que deu início à construção de um farol no pico do Morro da Prainha. Além disso, a trilha de acesso ao topo do morro está sendo revitalizada, pois, de acordo com a prefeitura, o acesso existe, mas é precário e impossibilita a visita de todos.
O morro fica localizado entre a Prainha e a Praia Martim de Sá.
O projeto do farol é tido como moderno, futurista e também sofisticado. A pasta responsável afirma que as obras visam criar mais um atrativo turístico para a cidade.
As obras estão sendo executadas pela empresa ‘Hebrom Construções – LTDA’ e têm prazo de 14 meses para serem concluídas.
O investimento total será de R$ 4.182.674,74. A prefeitura municipal informa que as despesas serão divididas entre o convênio do Dadetur (Departamento de Apoio e Desenvolvimento às Estâncias Turísticas), do estado de SP, e a verba do próprio município.
Trilha de acesso
Para ter acesso ao farol, o visitante contará com uma escadaria metálica com cinco patamares. “Pensando na acessibilidade, o projeto ainda inclui a implantação de elevador acessível inclinado”, afirmou a Secretaria de Obras Públicas, em nota.
Estrutura e novidades
A estrutura, onde o farol será instalado, terá cerca de 20 metros de altura.
O prédio contará com recepção, almoxarifado e banheiros.
Um espaço para exposição também será construído, já que há um projeto de inclusão do Centro de Exposições que contará a história dos faróis do Estado de São Paulo.
Visando um projeto inclusivo, a prefeitura afirmou que, para chegar ao topo do farol, um elevador e escadas estarão disponíveis para todos.
Estética
Uma parte do piso interno será feita de porcelanato e a outra de concreto polido. Toda a cobertura do novo atrativo turístico será metálica.
Para o paisagismo, ao redor do farol serão utilizados dois tipos de planta. Uma delas é a ave-do-paraíso (ou estrelícia), conhecida pela sua característica exótica de cores vivas. Outra planta a ser utilizada é a alpínia. De fácil cultivo, ela é bem harmoniosa na composição com outras espécies, mas não deixa de ser expressiva na paisagem.