O Laboratório de Performance Humana da Casa de Saúde São José (LPH), área do hospital voltada para promoção da saúde e reabilitação, fechou 2021 com mais de 16 mil atendimentos realizados e quase 10 mil sessões de reabilitação nas áreas cardíaca, pulmonar, pré-operatória, oncológica e musculoesquelética e metabólica. Além disso, a equipe fez mais de 1.400 testes cardiopulmonares com foco em avaliar a condição aeróbica dos pacientes que estão em busca de uma saúde melhor e de mais qualidade de vida.
Na pandemia, o LPH também desenvolveu um programa de reabilitação específico para pacientes que contraíram a Covid-19 e que, mesmo após a alta hospitalar, apresentaram fraqueza muscular, fadiga, falta de ar em repouso e aos esforços, palpitação, dificuldades de locomoção e equilíbrio e alterações de humor e das funções cognitivas. Cerca de 120 pessoas já foram recuperadas desde o início do programa.
“Atuamos na avaliação e busca da melhor performance possível para todos, desde pacientes graves em pré-operatório ou em reabilitação, passando por pessoas que buscam saúde e qualidade de vida e chegando aos atletas olímpicos de alta performance. Nossa equipe multidisciplinar é composta por mais de 60 pessoas, entre médicos, educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos. Nosso objetivo é que o paciente mantenha o corpo em atividade, com o melhor condicionamento aeróbico possível, contribuindo para a formação de uma mente saudável e de um organismo mais forte para combater as doenças”, aponta o diretor médico do LPH, Fabricio Braga.
Com quase mil metros quadrados, o LPH é a área de Medicina Esportiva da CSSJ, que atende pessoas interessadas em saúde e bem-estar, atletas amadores e profissionais que procuram melhores resultados e pacientes ao longo de todo o ciclo de tratamento convencional. O LPH conta ainda com serviços especializados, como nutrição esportiva, fisiologia do exercício e pediatria do Esporte, dentre outros.
“O LPH se encaixa no conceito de cuidado integrado que a Casa de Saúde São José vem trabalhando e oferecendo aos pacientes. Essa é uma área importante e vista como um dos grandes diferenciais do nosso hospital, onde oferecemos saúde, esporte e educação em um só espaço, unindo qualificação técnica e evolução tecnológica constante”, completa do diretor executivo da Casa de Saúde São José, Marcos Anacleto.
LPH faz avaliação em jogadores do Fluminense para 2022
Para iniciar a preparação para o ano de 2022, os jogadores do Fluminense, time de futebol carioca, foram submetidos a uma bateria de exames no Laboratório de Performance Humana (LPH). Divididos em grupos, os atletas realizaram testes clínicos e fisiológicos, cujos resultados ajudarão a nortear a comissão técnica.
“A saúde dos jogadores é uma preocupação importante das organizações que regulam o futebol mundial. Com esse intuito, recebemos os jogadores do Fluminense para realizar uma avaliação de capacidade física, principalmente depois dessa temporada dobrada (2020/2021), onde alguns atletas chegaram a jogar 18 meses initerruptamente. Também conseguimos dar diretrizes que auxiliarão no aperfeiçoamento das performances e no rendimento dentro de campo”, explicou Fabricio Braga.
Entre os testes realizados, os jogadores passaram por avaliação cardiopulmonar, avaliação de risco cardiovascular, eletrocardiograma e exames clínicos. Para Marcos Seixas, coordenador da preparação física do Fluminense, contar com o apoio do LPH qualifica ainda mais a pré-temporada tricolor para 2022. De acordo com ele, os testes oferecem uma vasta cadeia de informações que ajudam a guiar a carga de treinamento que pode ser aplicada para cada atleta do elenco.